Image by steffi harms
Image by Mitchell Griest

Laboratório ATENÇÃO

 Encontros de estudo e partilha de conhecimentos e experiências, através de aplicações práticas

Base nas percepções que moldam nossa ATENÇÃO, onde o indivíduo, em grupo, é o próprio laboratório

Objetivo ?

A gente faz curso e lê livros, desdobra-se na agenda, (não) dá conta de compromissos, acompanha mídias, olha o mundo exposto em termos de gosto/não gosto, quero/não quero. Em meio a realidades múltiplas, brotam ansiedade, insegurança, ritmo acelerado e pressão contínua; crises, conflitos geracionais, inabilidade de comunicação,...mas também possibilidades.

Este Laboratório permite um espaço de encontros para que as pessoas exercitem visões, tendo como ponto de partida a ATENÇÃO, em diferentes aspectos.

Como Funciona ?

Ao longo do ano, os participantes se reúnem para debater temas relacionados a atenção. Praticar junto também, trazendo suas percepções ao longo das semanas. Serão trazidos artigos, as abordagens, livros e filmes sobre o assunto, juntamente com alguns especialistas convidados.

 

CICLO 2022

Serão 26 encontros online presenciais, em dois blocos temporais: abril a junho e agosto a novembro. Todas as quartas-feiras, das 19h às 20:15h. Voltado a quem se dispõe a participar, praticar e aprofundar.

A  Comunidade também se estende para além dos encontros programados, em um canal e grupo exclusivo no Telegram. Todas as semanas, os membros votam para decidir quais conteúdos e temas serão o foco dos encontros.

Também enviaremos sugestão de prática da semana, com possibilidades de tira dúvidas coletivo.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Quem É ?

É para todo mundo! Os pré requisitos são:  estar disposto e aberto. A disponibilidade em participar é essencial. Tanto pela dinâmica e proposta do Laboratório, quanto para seu próprio aproveitamento e trocas, em um grupo pautado no cuidado. Alguns acordos também são conversados no início do ciclo.

Se você tiver alguma familiaridade com processos de autoconhecimento, comunidades de prática e aprendizagem ou em uma das áreas nas quais nos apoiamos, notará mais facilidade para percorrer os encontros. Mas priorizamos tornar tudo o mais acessível possível. E se, ainda assim, precisar apoio e esclarecimentos, não hesite em fazer contato. 

Para melhor acompanhamento e  trocas, há quantidade limite de participantes.

Haverá uma conversa prévia com cada interessado.

Investimento

Os 26 encontros se distribuem ao longo do ano em dois blocos: abril a junho, com parada em julho e retornando ao segundo bloco de agosto a novembro. Encontraremos todas as semanas, com exceção de feriados e pré feriados.

 

É solicitada uma mensalidade de R$100,00 com pagamento na primeira semana de cada mês de atividade       (via Pix ou transferência). Outras possibilidades, só conversando.

 

Informações adicionais, clique e informe tudo que precisa saber

Imagem atividades atenção.png

Práticas

Contemplativas

Exercícios transformadores, capazes de desenvolver  concentração profunda e acalmando a mente em meio à ação e distração que preenchem a vida cotidiana. Este estado de calma e centralidade é uma ajuda para a exploração de significado.

Exercícios da Semana

Os membros são encorajados a participar e compartilhar suas experiências e expertises com os outros participantes dentro dos encontros semanais, mas também em práticas extras.

A cada semana, é colocado no grupo do Telegram um convite explicativo de prática cotidiana individual.

Estudos e

Debates

Artigos, livros, reportagens, documentários,.... Conduzo o grupo entre conhecimento, práticas e trocas. Os membros têm a oportunidade de se familiarizar e traçar paralelos com suas experiências. O grupo se concentra também em intercessões com outros aspectos.

Grupo

Telegram

Você escolhe se prefere apenas receber as comunicações mais relevantes ou se quer também interagir com outros membros da comunidade. Os temas abordados nos  grupos de estudos são decididos democraticamente, por voto, aqui.