Um plano de SIM's

Na próxima semana inicia-se um novo ano astrológico, com o acontecimento do equinócio.

Podemos novamente fazer um balanço de nosso momento. Então, um convite inicial parte de uma reflexão : como é/pode ser seu processo de SIM?


Normalmente sabemos o que não queremos, o que nos opomos, o que não está de acordo, o que incomoda e preferimos afastar ou recusar. Percebemos frequentemente - em tempos extensos de pandemia - a tristeza, medo, raiva,...sentindo-nos ameaçados e reagindo através dos não's. Consequência de constantes 'despedaçamentos' e separatividades. Ou isso ou aquilo.


Será possível, ao mesmo tempo, nos perguntar ao q estamos abertos?


É importante entender ao que precisamos dizer não. Mas só isso não é suficiente. Não conserta, resolve ou transforma. E aqui estamos novamente salientando as oposições.

Refletir sobre nossos sim's implica em fraturar modelos de pensamento e comportamento habituais.


Algumas sugestões:

- aproximar-se do som do seu silêncio. Normalmente as possibilidades de silêncio estão recheadas de ocupações, q nomeamos de produções objetivas e distrações objetivas igualmente.


- abra espaço para as produções subjetivas. Isso quer dizer estar mais presente nessa conexão pessoal. Anotar sonhos, desejos, aspirações, lampejos criativos, intuições,... assim como também observar em que temos tropeçado frequentemente, o que anda esquisito e podemos ou queremos 'faxinar'.


- convidar novas perguntas ao mesmo tema ou questão. Revisitar seus rituais. Para mudanças do olhar, da estação mental, abrindo leque de interesses: respostas diferentes, encontros diferentes,...


- como avançar nas conexões afetivas, mesmo nas discordâncias, equilibrando tensões. Entre a tensão dicursiva aflitiva e a tensão criativa. O que podemos soltar?

O que ajuda? Serve? O que é benéfico, para mim e para o outro, momento a momento?


Um plano de SIM's é trazer vitalidade ao nosso exercício de relacionar-se. Possibilitar luz e consciência às escolhas. Uma boa palavra pode ser OXIGENAR.


Boa prática!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo